quinta-feira, 4 de julho de 2013

Trabalho de recuperação de Arte – 3º ano EM

 
Trabalho de recuperação de Arte – 3º ano EM
 
ü  Esta atividade deverá ser desenvolvida em folhas avulsas, devidamente organizadas.
ü  O trabalho deverá conter, além da capa, os seus elementos de identificação (nome do aluno, nome da professora, série e data).
ü  A atividade deverá ser manuscrita.
ü  Atente-se para o uso correto das regras de acentuação, ortografia e gramática, essenciais para uma produção escrita satisfatória.
ü  Prepare-se para a prova de recuperação.
ü  A matéria da prova será a mesma deste trabalho.
ü  A prova será marcada em agosto.
 
 
Conteúdo abordado:
 
Renascimento – Capítulo 6
 
 
Atividades propostas:
 
 
Questão 1
Leia o texto abaixo e responda às perguntas:
 
Um novo estilo de vida surgiu nas cidades italianas no final da Idade Média. Os mercadores prósperos desempenhavam um papel importante na vida política e cultural da cidade. Com a expansão do comércio e das manufaturas, os valores feudais de status pelo nascimento, proezas militares e hierarquia fixa de senhores e vassalos cederam lugar à ambição e a realização pessoal – fosse na corte, nos escritórios contábeis ou no estúdio do artista. A arte funcionava como ponto de convergência do orgulho cívico e do patriotismo. Os membros da elite urbana tornavam-se patronos das artes, oferecendo apoio financeiro a artistas e escritores promissores. Da mesma forma que brigavam nos campos de batalha, os governantes competiam entre si pela arte e pelos artistas, a fim de aumentar seu prestígio.
Adaptado de Marvin Perry, A Civilização Ocidental, p.218.
 
a) Por que os valores feudais estavam em decadência nas cidades italianas no final da Idade Média?
 
b) Que nome se dá aos ricos e poderosos que patrocinam artistas? Por que os membros da elite urbana italiana patrocinavam os artistas renascentistas?
 
 
 
Questão 2
Leia o texto abaixo e faça o que se pede:
"Estava implícita no ideal humanista de educação uma transformação radical da ideia cristã de seres humanos. De acordo com a visão medieval (agostiniana), os homens e mulheres eram incapazes, devido a sua natureza pecaminosa, de alcançar a excelência mediante seus próprios esforços. Estavam completamente subordinados à vontade divina. Os humanistas, ao contrário (...), defendiam que a excelência era alcançada por meio do esforço pessoal, que tinha por objetivo não apenas a educação, mas a própria vida."
Marvin Perry, A Civilização Ocidental, p.222
·         Compare a visão sobre o homem típica na Idade Média com a visão sobre homem presente no pensamento humanista do Renascimento.
 
 
 
Questão 3
Leia os textos abaixo, escritos por importantes pensadores do Humanismo Renascentista, e faça o que se pede:
"No presente, o homem se faz pela posse da razão. Se as árvores e as bestas selvagens crescem, os homens, creiam-me, moldam-se. (...) E aquele que não permite que seu filho seja instruído de forma conveniente não é homem, nem seu filho se tornará um homem. A natureza, ao dar-vos um filho, vos presenteia com uma criatura rude, sem forma, a qual deveis moldar para que se converta em um homem de verdade"
Erasmo de Roterdã, Elogio da Loucura.
 
"Consagrai-vos a dois gêneros de estudo. Em primeiro lugar adquiri um conhecimento das letras, não vulgar, mas sério e aprofundado (...) Depois familiarizai-vos com a vida e as [boas] maneiras — o que se chama os estudos humanos, pois que eles embelezam os homens. (...) Aconselho-vos a ler os autores que possam ajudar-vos não somente pelo assunto, mas também pelo esplendor do seu estilo e o seu talento literário (...) É por isso que não deve somente seguir as lições dos mestres, mas também instruir-se com os poetas, oradores e os historiadores, para adquirir um estilo elegante, eloquente (...)•"
Leonardo Bruni, Correspondência.
 
·         A partir dos textos acima, relacione a valorização da educação no Humanismo Renascentista com sua defesa da retomada dos autores clássicos da Antiguidade Greco-Romana.
 
 
 
Questão 4
 
Leia os textos abaixo e faça o que se pede:
Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela (...) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente mas duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura, a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos"
Nicolau Copérnico, De Revolutionnibus orbium caelestium.
 
"Censura feita no Santo Oficio da cidade, (...) 24 de fevereiro de 1616, na presença dos Padres teólogos que a assinam:
'O sol está no centro do mundo e completamente imóvel.'
Censura: Por unanimidade esta proposição é declarada insensata e absurda em filosofia e formalmente herética, em razão de ela se opor expressamente às sentenças da Santa Escritura a em vários momentos, seja sobre o sentido literal das palavras, seja sobre a interpretação comum dos Santos Padres e dos doutores em teologia."
Censura do Tribunal do Santo Oficio (Inquisição) à obra de Qalileu Galilei.
 
·         O primeiro texto foi escrito pelo astrônomo Nicolau Copérnico, importante nome do Renascimento, enquanto o segundo é uma sentença de censura à obra de Galileu Galilei, outro importante astrônomo renascentista.
a)    Como o pensamento medieval, presente na censura da Inquisição transcrita acima, acredita que deve se dar a produção e legitimação do conhecimento?
b)    A partir do texto de Copérnico, identifique como os renascentistas encaravam o mesmo problema.
c)    Relacione esta visão renascentista sobre a produção do conhecimento com os ideais Humanistas.
 
 
 
Questão 5
Leia o texto abaixo e faça o que se pede:
Era inevitável que um movimento tão vigoroso quanto o Renascimento, que estudou o homem e a natureza fundamentado no espírito crítico, contribuísse para o desenvolvimento científico. O grande feito da astronomia foi a comprovação da teoria heliocêntrica que se contrapôs à teoria geocêntrica de Ptolomeu. Enquanto os geocentristas defendiam a ideia de que o Sol girava em torno da Terra, os heliocentristas defendiam que a Terra girava em torno do Sol. Os mais importantes cientistas defensores do heliocentrismo foram Nicolau Copérnico e Galileu Galilei e Johannes Kepler.
Mas o grande nome do renascimento foi Leonardo da Vinci. Pintor, arquiteto, escultor, poeta, músico, ele resume o próprio espírito do Renascimento. Leonardo da Vinci estudou geologia, botânica, zoologia, anatomia humana.
Imaginou máquinas acionadas pela energia hidráulica, desenhou aparelhos irrealizáveis para época, como morteiros, submarinos, escafandros, carros de assalto e uma máquina voadora acionada por hélices.
 
a)    Qual característica do renascimento foi base para o desenvolvimento científico neste período?
b)    O que defendiam a teoria geocêntrica e a teoria heliocêntrica?
c)    Por que Leonardo da Vinci "resume o próprio espírito do Renascimento"?
 
 
 
Questão 6
Leia o texto abaixo e faça o que se pede:
"Galileu, talvez mais que qualquer outra pessoa, foi o responsável pelo surgimento da ciência moderna. O famoso conflito com a Igreja católica se demonstrou fundamental para sua filosofia; é dele a argumentação pioneira de que o homem pode ter expectativas de compreensão do funcionamento do universo e que pode atingi-la através da observação do mundo real."
Stephen Hawking, Uma breve história do tempo.
 
  • Qual foi a importância do Renascimento para o desenvolvimento da ciência moderna?
 
 
 
Questão 7
 
Segundo a arte do Renascimento, julgue os itens a seguir em (C) CERTOS ou (E) ERRADOS:
(    ) O termo Renascimento se refere ao resgate dos ideais da cultura grecoromana.
(    ) No Renascimento ocorreu a valorização do divino e do sobrenatural.
(    ) O artista renascentista teve a oportunidade de expressar suas ideias e sentimentos sem estar submetido á igreja ou a outro poder.
(    ) O renascimento é marcado pela pressão da igreja junto à produção artística.
 
 
 
 
 
 
Questão 8
Ainda sobre o Renascimento, julgue os itens a seguir em (C) CERTOS ou (E) ERRADOS:
(    ) A principal característica da arquitetura renascentista é o equilíbrio das linhas, a organização matemática dos espaços e a presença de elementos da antiguidade clássica na decoração.
(    ) No período renascentista predomina a tendência de uma interpretação científica da realidade e do mundo.
(    ) A pintura renascentista nega qualquer característica do ultimo período gótico.
(    ) Nas artes plásticas acontecem estudos sobre a perspectiva segundo princípios da matemática e da geometria.
 
 
 
 
 
Questão 9
Quanto às características do Renascimento analise e julgue os itens abaixo com (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO e em seguida marque a alternativa correspondente à sequencia obtida.
  I.        Na escultura renascentista o nu é totalmente abandonado. (    )
 II.        A posição do homem como o centro do mundo é retomada. (    )
III.        É na arquitetura Renascentista que o interior é decorado com inspiração na arte da Antiguidade Clássica. (    )
IV.        A pintura Renascentista acompanha os mesmos padrões da escultura citados no item 1. (    )
 
a)    V – F – V – F
b)    F – F – V – V
c)    V – V – F – V
d)    F – V – V – F
 
 
 
Questão 10
Desde que Roma adotou a religião cristã como religião oficial, o homem europeu viveu apenas para Deus e a arte servia como veículo para afirmar sua crença. No século XIV houve muito progresso na arte, na literatura e na ciência e o homem voltou-se para si mesmo, recolocando-se como a criatura mais importante da terra. Vimos então o Renascimento. Quanto às características do Renascimento assinale a única alternativa CORRETA:
 
(    ) Na escultura renascentista surge o nu, assim como no clássico grego.
(    ) A posição do homem como o centro do mundo é visto pela primeira vez no Renascimento.
(    ) É na arquitetura Renascentista que se decora o interior dos ambientes com inspiração na arte da Idade Média.
(    ) A pintura Renascentista acompanha os mesmos padrões da escultura grega.
 
 
 
Questão 11
O Renascimento foi um movimento da História em que ocorreram muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica.
Considerando o texto acima a respeito do Renascimento, julgue os itens em (C) para certos e (E) para errados:
(    ) O texto diz que o Renascimento só contribuiu para o desenvolvimento humano no campo das artes.
(    ) No Renascimento o ser humano se libertou dos fantasmas religiosos e teve a convicção de que também tinha valor.
(    ) No Renascimento a arte deixou de ser anônima e se tornou individual, ou seja, só um artista poderia realizá-la.
(    ) A arte do Renascimento fez com que o observador a admirasse como um todo, ou seja, com um olhar geral sobre a obra.
 
 
 
Questão 12
Ainda sobre o Renascimento julgue os itens abaixo em (C) para certos e (E) para errados:
(    ) O Renascimento é um movimento que teve origem na Bélgica.
(    ) Perspectiva, uso do claro e escuro e realismo são características da pintura renascentista.
(    ) A técnica do claro-escuro consiste em pintar metade do quadro a luz do dia e a outra metade à noite.
(    ) Batalhas, torneios e cenas de caça são alguns dos temas da pintura renascentista.
 
 
 

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário