RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA BRASILEIRA E REDAÇÃO
Língua Portuguesa: Trabalho sobre CONCORDÃNCIA NOMINAL e VERBAL e REGÊNCIA NOMINAL e VERBAL: Regras e exemplos. ( manuscrito)
PROVA: A prova será elaborada com questões sobre o trabalho e com texto(s) para interpretação.
PROVA: A prova será elaborada com questões sobre o trabalho e com texto(s) para interpretação.
LITERATURA BRASILEIRA: Trabalho de pesquisa sobre o Modernismo no BRASIL. O trabalho deve ser manuscrito.
PROVA: Questões elaboradas de acordo com a matéria do trabalho
REDAÇÃO
O encontro “Vem ser
cidadão” reuniu 380 jovens de 13 Estados, em Faxinal do Céu (PR). Eles foram trocar
experiências sobre o chamado “protagonismo juvenil”.
O termo pode até
parecer feio, mas essas duas palavras significam que o jovem não precisa de
adulto para encontrar o seu lugar e a sua forma de intervir na sociedade. Ele
pode ser protagonista.
([Adaptado
de] “Para quem se revolta e quer agir”, Folha de
S.
Paulo. 16/11/1998)
Depoimentos de jovens participantes do
encontro:
— Eu não sinto vergonha de ser
brasileiro. Eu sinto muito orgulho. Mas sinto vergonha por existirem muitas pessoas
acomodadas. A realidade está nua e crua. (...) Tem de se parar com o comodismo.
Não dá para passar e ver uma criança na rua e achar que não é problema seu.
(E. M. O. S., 18 anos, Minas Gerais)
— A maior dica é querer fazer. Se você
é acomodado, fica esperando cair no colo, não vai acontecer nada. Existe muita
coisa para fazer. Mas primeiro você precisa se interessar.
(C. S. Jr., 16 anos, Paraná)
— Ser cidadão não é só conhecer os
seus direitos. É participar, ser dinâmico na sua escola, no seu bairro.
(H. A., 19 anos, Amazonas)
(Depoimentos
extraídos de “Para quem se revolta e quer agir”,
Folha
de S. Paulo.
16/11/1998)
Com base na leitura dos quadrinhos e
depoimentos, redija um texto em prosa, do tipo dissertativo argumentativo, sobre
o tema: “Cidadania e participação social”.
Ao desenvolver o tema proposto,
procure utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação.
Depois de selecionar; organizar e
relacionar os argumentos, fatos e opiniões apresentados em defesa de seu ponto
de vista, elabore uma proposta de ação social.
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