RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA
ROTEIRO DE
RECUPERAÇÃO 3º ANO HISTÓRIA
ORIENTAÇÕES:
O seu trabalho
consiste em organizar um roteiro através de uma listagem de proposições
problemas que ao final consistirão em um resumo ordenado de sua matéria. Para
que os objetivos (revisão de conteúdos que não ficaram bem fixados por você)
sejam alcançados é necessário que você faça leituras bem detalhadas e não economize para responder
as proposição. Lembre-se que quanto mais
detalhado suas respostas forem, mais você amplia seu conhecimento.
OBS: 1-
Em nenhuma das proposições uma boa resposta terá menos que 8 linhas(no
mínimo).
OBS 2 -
Todas as respostas deverão ser
MANUSCRITAS e de forma alguma
DIGITALIZADAS.
OBS 3 – As respostas das proposições deverão ser
manuscritas em uma folha de papel almaço (você pode imprimir as
proposições referentes a cada temática
colar a folha impresa na folha de papel almaço
e depois respondê-las uma a uma ordenadamente)
OBS 4 – Amplie seu universo de pesquisa
em livros e mesmo sites. Lembre-se,
essas respostas precisam ser organizadas e não aparecem prontas nos livros ou
sites. Leia e ordene as ideias para poder responder as proposições.
OBS 5 -
Lembre-se que seu caderno deverá ter um roteiro de páginas do livro
texto trabalhadas por seu professor em cada aula.Utilize-as para organizar os
estudos.
Bom
trabalho e ótimos estudos.
OBS 6- Lembre-se que
caracterizar e apontar TODAS as características(política, econômicas e sociais)
e identificar e apresentar conceitos e definições sobre os fatos.
Bom trabalho e
ótimos estudos
TEMA 1 - A PRIMEIRA GRANDE
GUERRA MUNDIAL
PROPOSIÇÕES:
1- Qual o papel
da Revolução Industrial na construção das causas da 1ª Guerra?
2- Qual o papel
do imperialismo na construção das causas da 1ª Guerra?
3- Identifique e
explique as causas da 1ª grande Guerra.
4- Quais as
intensões imperialistas da Alemanha e do Império Astro Húngaro? Explique-as.
5- Identifique e
explique: Irredentismo, revanchismo francês, movimento dos jovens turcos, movimentos pela grande Sérvia e questão
balcânica.
6- Identifique e
explique as fases da primeira grande guerra.
7- Caracterize a
questão da escravidão no Brasil e do darwinismo social.
8- Caracterize
papel do imperialismo e sua relação com a visão sobre os afrodescendentes no
Brasil .
9- Quais as
diferenças entre os elementos da escravidão no Brasil e os estabelecidos dentro
do imperialismo do século XIX..
TEMA 2 – A CRISE DA MONARQUIA
BRASILEIRA.
PROPOSIÇÕES;
1 – identifique quais são os elementos
políticos, econômicos e sócio culturais que caracterizavam o Brasil durante o
2º Reinado.(obs essa proposição abrange
todo os 2º Reinado, quanto mais amplo for a caracterização melhor para
seus estudos)
2 - Explique e caracterize os
elementos que são denominados de questão militar.
3 - Explique e caracterize os
elementos que são denominados de questão religiosa
4 - Explique e caracterize os
elementos que são denominados de questão abolicionista.
5 – Faça uma relação entre os
elementos das 3 questões e os objetivos dos proprietários e latinfundiários do
Brasil do período.
TEMA 3- A PRIMEIRA REPÚBLICA OU REPÚBLICA VELHA
PROPOSIÇÕES:
1- Identifique,
explique e caracterize os elementos que nortearam a Proclamação da república no
Brasil.
2- Caracterize e
explique todos os grupos sociais e seus
interesses para estabelecer o projeto de implantação da República no Brasil
3- Identifique,
caracterize e explique a República da Espada .
4- Caracterize
através de cada elemento a primeira Constituição da República brasileira.
5- Identifique,
caracterize e explique o Encilhamento e seus impactos dentro do Brasil.
6- Identifique as
diferenças entre o Encilhamento e as políticas escravistas e abolicionistas no
Brasil do período.
7- Caracterize a
origem do coronelismo e seu papel no sistema político da Primeira república.
8- Pesquise os
diferentes tipos de coronelismo e os impactos dessa prática política dentro do
Brasil.
9- Identifique a
relação e características entre a
economia do período e o Convênio de Taubaté.
10- Identifique,
caracterize e explique os projetos econômicos e políticos de Campos Sales.
11- Construa
relações entre: Encilhamento, política de valorização do café, Funding loan,
política de desvalorização da moeda e política dos governadores (OBS cuidado
para explicar cada um sem fazer a relação entre eles. É preciso estabelecer a
relação)
12- Relacione o
papel e as diferenças entre: Política dos Governadores, comissão de
verificação, coronelismo, e Política do café com leite.
13- Identifique o
papel e características entre: Coronéis, Jagunços, bandoleiros, compadrio,
clientelismo.
0 comentários:
Postar um comentário